Pular para o conteúdo

Como ensinar as crianças a rezar?

Como ensinar a rezar é uma dúvida frequente de muitos pais e mães que querem integrar os filhos nos momentos de união e adoração. Afinal, por meio da oração você alimenta a fé e coisas boas no coração.

Mas não é só isso, já que esse aprendizado também traz benefícios diretos sobre o desenvolvimento infantil, aumentando o vocabulário, melhorando a dicção e estimulando o intelecto das crianças. Por essa razão, reunimos algumas dicas simples que vão lhe ajudar nesse processo. Confira!

Comece com orações curtas e simples

Para começar, é muito importante que você entenda que a pressa é inimiga da perfeição. Quando se lida com os menores é fundamental ser paciente e introduzir o hábito de rezar aos poucos na rotina das crianças sempre, é claro, dando preferência às orações curtas e mais simples.

Isso porque quando você utiliza frases menores e fáceis de se repetir acaba facilitando e estimulando o processo de memorização e, principalmente, o de aprendizado acerca do que elas significam.

Dê liberdade às crianças

Quando você começa a explicar o porquê de rezarmos e a importância de criarmos um canal de comunicação com Deus é natural que seus filhos tenham dúvidas e façam perguntas. Por isso, busque sempre sanar os questionamentos que eles tiverem de forma objetiva e simples para que possam compreender.

Além disso, não recrimine caso as crianças modifiquem algumas palavras nas orações. Lembre-se de que elas ainda estão aprendendo a forma adequada de rezar. Logo, ter a liberdade para construir suas preces e desenvolver sua fé é bastante benéfico nessa etapa.

Utilize músicas ao ensinar a rezar

Uma alternativa simples e bastante eficiente ao ensinar a rezar é fazer uso de cantigas e músicas nas quais a letra da canção é uma oração rimada. Afinal, a melodia empregada em cada verso amplia a capacidade de memorização e, ao mesmo, ajuda a desenvolver o aspecto lúdico infantil.

Por isso, monte uma pequena playlist e utilize-a durante a semana, especialmente ao colocar as crianças para dormir e nos momentos de aprendizado sobre a fé. Assim, mais rápido os pequenos demonstram interesse em aprender outras preces e se habituam a rezar.

Seja o exemplo para seus filhos

Por fim, nunca se esqueça que você é o melhor exemplo que pode dar aos seus filhos. Ao ensinar a rezar, mostre que esse é um hábito que você cultiva na sua vida e que é benéfico para a sua paz de espírito e suas realizações tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

Demonstre, por exemplo, como você reza, quais rituais segue, quais partes da Bíblia Sagrada costuma ler e o porquê disso etc. Dessa forma, as crianças vão se espelhar no seu comportamento e passar reproduzi-lo.

Como você leu, ensinar a rezar é um processo muito mais simples do que se imagina. Para isso, basta seguir nossas dicas e ter dedicação, paciência e boa vontade em passar para os seus filhos os mandamentos de Deus.