Como emagrecer depois da gravidez?

Como emagrecer depois da gravidez? — essa é uma dúvida frequente para diversas mulheres. Afinal, muitas temem ter dificuldade para retornar às antigas medidas, lidar com o ganho de peso contínuo e enfrentar mudanças significativas no próprio corpo por conta dos hormônios gestacionais.

Porém, apesar de ser uma preocupação válida e importante, saiba que essa questão pode ser sanada com mais facilidade do que se imagina!

Para isso, além de um bom acompanhamento médico, você deve seguir dicas primordiais que auxiliam a perda de peso e garantem uma melhora na sua saúde e qualidade de vida. Ficou curiosa em saber quais são elas? Então confira a seguir!

Hidrate-se constantemente

Bom, a primeira dica sobre como emagrecer depois da gravidez é hidratar-se. Sempre.

Beber água, sucos e chás, por exemplo, é essencial para ajudar na limpeza do organismo por meio da filtração de impurezas nos rins, garantir uma melhor circulação sanguínea e ajudar a diminuir a retenção de líquidos — que provoca inchaços, cãibras e desconforto físico.

Fora isso, a hidratação também desempenha um papel importante na amamentação, visto que o leite materno é composto principalmente por água. Portanto, mantenha sempre perto de si uma squeeze, garrafa ou caneca!

Amamente o seu filho

Sim, amamentar o seu bebê não é apenas um momento no qual você estabelece laços com o pequeno e exerce o dom da maternidade. É mais que isso — e a explicação está na produção do leite.

Isso porque que esse processo provoca uma queima constante de calorias, ainda mais se a alimentação da criança se dá exclusivamente pelo peito.

Adote uma alimentação balanceada

Outra dica fundamental sobre como emagrecer depois da gravidez é adotar hábitos alimentares saudáveis. Na prática, isso significa reduzir ao máximo (se possível, cortar) o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio e açúcar, frituras, gorduras e fontes de carboidratos (como massas, pães etc.).

No lugar, dê preferência às refeições equilibradas e diversificadas com proteínas, leguminosas, tubérculos, frutas, cereais e hortaliças. Assim, além de ter o aporte de nutrientes necessários para uma recuperação mais rápida, você fortalece o sistema imunológico e ganha mais energia!

Mantenha uma rotina de sono

Essa talvez seja uma das dicas mais difíceis de seguir à risca — afinal, você e o seu parceiro vão ter um bebê para cuidar que, especialmente nos primeiros meses, pode ter diversas oscilações quanto aos horários para dormir e se amamentar.

Ainda assim, saiba que é indispensável descansar adequadamente por, pelo menos, oito horas diárias. Caso contrário, o seu organismo poderá sofre com alterações hormonais, aumento de peso, fadiga mental, baixa imunidade, problemas circulatórios e cardíacos e afins.

Exercite-se regularmente

Por fim, procure adotar uma rotina de exercícios regulares — mas sem exageros, em especial quanto ao levantamento de cargas.

Lembre-se que é preciso respeitar os limites do seu corpo (e as recomendações médicas) nesse período de readaptação para não provocar dores abdominais, distensões musculares ou, pior, lesões graves.

Por isso, opte por atividades leves ou moderadas, como yoga, caminhada, pilates e natação, que vão não apenas promover o seu emagrecimento, mas, principalmente, gerar bem-estar por conta da diminuição dos níveis de estresse e ansiedade.

E aí, gostou de saber como emagrecer depois da gravidez? Então siga as nossas dicas e garanta a perda de peso, além de mais saúde, disposição e qualidade de vida! E aproveite também para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de outras sugestões e temas que vão ajudar você, mãe!