Como deve ser a alimentação de uma mãe que está amamentando?

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A notícia da chegada de um bebezinho traz muitas alegrias, mas também muitas dúvidas. Uma das principais diz respeito à qualidade da alimentação na amamentação. Será que os hábitos alimentares da mãe são passados para o bebê pelo leite?

Hoje vamos esclarecer esses e outros pontos sobre a qualidade da alimentação da mamãe que está amamentando. Venha conosco!

Alimentação na amamentação: o que é passado para o bebê?

Os bons hábitos alimentares devem fazer parte da vida de qualquer pessoa, mas principalmente da futura mamãe. Ainda na barriga, o bebê compartilha todos os nutrientes com a mãe, e é por isso que as mulheres grávidas costumam tomar vitaminas durante a gravidez.

Porém, a natureza é tão perfeita que tudo o que o organismo precisa pode ser encontrado nos alimentos. Vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos, lipídios e outros nutrientes devem fazer parte da alimentação das futuras mamães.

O leite materno é um alimento completíssimo, e o bebê deve se alimentar exclusivamente dele até o sexto mês de vida. Isso significa que, mais uma vez, a mamãe deve ter atenção redobrada em sua alimentação, pois mesmo estando fora da barriga, mamãe e bebê ainda compartilham nutrientes por meio do leite.

Portanto, o ideal é que, desde antes de engravidar, a mamãe já tenha hábitos alimentares saudáveis que vão contribuir não só para a sua saúde, mas também para a saúde de seu filhote.

Durante a amamentação é normal sentir fome o tempo todo?

Já reparou que muitas mulheres que acabaram de dar à luz começam a amamentar e emagrecem rapidinho? Isso acontece porque o organismo da mulher trabalha com o dobro de velocidade para produzir o leite para o seu bebê.

Quando o bebê suga o leite, o cérebro da mamãe é sinalizado e manda um estímulo para que o corpo dela produza mais leite e, por isso, o corpo utiliza toda fonte de energia que encontra. O resultado? A mamãe quase sempre volta a usar seu jeans preferido de antes da gravidez em poucas semanas.

Ao trabalhar sem parar, o organismo da mamãe também precisa ser reabastecido com nutrientes com a mesma velocidade. Por isso, muitas mães relatam a fome constante que sentem durante a fase da amamentação.

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Justamente por esse motivo, o cuidado com a alimentação na amamentação deve ser triplicado: o corpo da mamãe (e do bebê) precisa da energia e da disposição dos carboidratos, de proteínas e das gorduras boas encontradas no abacate, nas castanhas e nozes e no azeite extra virgem, além das vitaminas das frutas, vegetais e legumes.

Outro ponto importante é manter-se hidratada o tempo todo. Geralmente, as lactantes sentem mais sede, porém evite o consumo de refrigerantes e sucos industrializados. Quando tiver sede, a mamãe deve tomar água.

O que deve ser evitado durante a amamentação?

Alimentos industrializados que contenham altas quantidades de açúcar e gordura trans. Mesmo as carnes mais gordurosas, os bolos e doces com chantilly e os embutidos, como a salsicha, devem ser evitados, não só no período de amamentação, mas durante a vida de qualquer mulher ou criança.

A cafeína (presente não só no café, mas também no chá mate) e as bebidas alcoólicas também não devem ser ingeridas durante esse período.

Acredita-se que alguns alimentos em particular podem causar cólicas no bebê. Na verdade, não há nada que prove que isso realmente aconteça, mas muitas mães, observando o comportamento de seus bebês, conseguem identificar quando determinado alimento que consumiram não cai bem para o bebê.

Geralmente, os alimentos que são conhecidos por estimular a produção de gases (feijão, repolho, brócolis) são os acusados de causar cólica no bebê, mas lembre-se que isso não é via de regra. Sua observação vale mais que qualquer conselho.

Outra dúvida comum das mamães de primeira viagem é se podem ou não iniciar uma dieta no período de amamentação. Assim como na gravidez, o momento da amamentação não é adequado para dietas, pois a escassez de algum nutriente pode prejudicar a imunidade do seu bebê. O recomendável é que o início de uma dieta seja feito depois do desmame.

Além disso, se você mantém hábitos saudáveis de alimentação desde a gravidez, provavelmente se surpreenderá com a rápida recuperação do manequim de antes!

Quais alimentos são bons durante a amamentação?

A mamãe que amamenta deve realizar 6 refeições diárias, principalmente se ainda amamenta de madrugada. As porções devem ser moderadas e o prato deve ser o mais variado possível. Veja nossas sugestões de alimentos que contribuem para a saúde da mamãe e de seu bebê:

  • Três porções de frutas por dia. O ideal é alternar os tipos de frutas, por exemplo: frutas cítricas e frutas oleaginosas.
  • Legumes e verduras de folhagem verde escuras, que são ricas em ácido fólico e ferro e previnem a anemia, são importantes. Preferencialmente, as consuma no almoço e no jantar.
  • Uma porção de carboidrato no almoço e no jantar. Dê preferência para os de tipo integral, bata doce ou inhame.
  • Três porções diárias de leite ou derivados. Prefira os desnatados (os nutrientes são absorvidos mais rapidamente e a quantidade de gordura é quase zero) e o queijo cottage, que é rico em proteína e sem gordura. Uma boa opção é o leite de soja, rico em proteína de origem vegetal.
  • Faça lanchinhos saudáveis entre as refeições principais. Caso opte por frutas ou iogurte, adicione uma colher de sopa de farelo de aveia, semente de linhaça ou semente de chia para enriquecê-los nutricionalmente.
  • Faça um pequeno lanche antes de dormir para poder estar preparada para a amamentação noturna.
  • Não se esqueça da água! A hidratação é fundamental para manter a produção do leite para o seu pequeno. Algumas frutas, como a melancia, são ricas em água, devendo fazer parte da alimentação da mamãe.
  • Peixes como salmão, tilápia, sardinha (conservada em água e não em óleo) e atum são ricos em ômega 3 e ômega 6, ácidos graxos poderosos.

Gostou deste artigo? Tem algum alimento que você acha que está faltando? Conte para nós, nos comentários, como você cuida da sua alimentação durante a amamentação. Queremos te ouvir!

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