Pular para o conteúdo

Mantendo os mosquitos longe do seu bebê: 5 maneiras eficientes!

Quem tem o sono leve sabe que, além do incômodo gerado pelas picadas, aquele zumbido insistente dos pernilongos pode atrapalhar muito a hora de dormir. Mas saiba que existem motivos mais sérios para afastar os mosquitos do bebê!

Os insetos podem transmitir doenças graves — como a dengue —, desencadear alergias e outras complicações com processos inflamatórios e infecciosos. Felizmente, existem diversas formas de evitar essas picadas e proteger os pequenos. Veja as 5 práticas mais eficientes para deixar o seu bebê livre de mosquitos:

1. Mosquiteiros

Uma solução antiga, mas muito eficiente para afastar os mosquitos do bebê, é colocar barreiras físicas ao redor do berço ou da cama da criança.

Mas, atenção, mamães de primeira viagem: é fundamental que o mosquiteiro seja de um material leve, que impeça a passagem do mosquito e, ainda assim, permita boa ventilação, como voal ou tule. Esses tecidos leves permitem que o mosquiteiro para berço seque rapidinho após as lavagens.

Ele também deve ser instalado a uma altura que a criança não alcance para evitar acidentes. Existem opções que se fixam na parede com suporte dossel ou no teto, além dos mosquiteiros para varão do berço. Há ainda o mosquiteiro para carrinho, que garante a proteção e tranquilidade do bebê nas sonecas do dia.

Por fim, antes de fechar o mosquiteiro, certifique-se de que não há nenhum inseto preso lá dentro — pois eles podem se esconder no berço durante o dia.

2. Telas nas janelas

Você certamente já ouviu falar que é melhor prevenir do que remediar, não é? Pois essa é a ideia das telas, que deixam os mosquitos do lado de fora da casa para não precisarmos nos preocupar com eles depois.

Indicadas para regiões muito quentes, as telas são especialmente eficazes nos períodos de calor, quando a população de insetos aumenta bastante. Hoje, existem vários tipos de telas, inclusive para as portas — basta encontrar a que mais combina com a sua casa. Mas, mesmo com uso de telas, o mosquiteiro é indispensável para proteger no berço.

3. Isolamento de cômodos

Essa é uma estratégia simples, mas bastante eficiente. Os mosquitos costumam aparecer no fim da tarde, por volta das 17 horas. Antes disso, o ideal é fechar todas as portas e janelas de casa.

Também é importante manter fechadas as portas de cômodos como banheiro, cozinha e área de serviço. Assim, você evita que os pernilongos cheguem aos quartos, onde são mais indesejados.

4. Repelentes industriais

Antes de utilizar repelentes, é fundamental consultar o pediatra do seu filho. Esses produtos não costumam ser indicados para crianças menores de 6 meses de idade e precisam ser testados para conferir se não vão provocar nenhuma reação alérgica.

Caso o uso seja liberado pelo médico, você pode optar por:

  • repelentes em gel ou creme: devem ser aplicados nas áreas que ficam expostas, evitando proximidade com os olhos, a boca e as mãos do bebê. É indicado um teste alérgico, passando em uma pequena região da pele e verificando por um tempo antes de passar em outras partes do corpo;
  • inseticidas de tomada: devem ser evitados para crianças suscetíveis a alergias, especialmente as respiratórias. A vantagem é que são menos tóxicos do que os inseticidas em spray.

5. Soluções caseiras

Alguns produtos naturais também podem ser muito úteis para afastar mosquitos do bebê! Veja os principais:

  • citronela: os mosquitos não suportam o cheiro da citronela, que é um produto seguro para os humanos. Existem muitas formas de utilizá-la, como velas, difusores e incensos, além de essências para pulverizar no ambiente e óleos corporais;
  • vinagre: outro cheiro que não agrada aos pernilongos é o do vinagre. Você pode embeber algodões na solução e espalhá-los pela casa;
  • cravo da índia: este repelente natural pode ser colocado em casa espetados em rodelas de limão;
  • alho: assim como o vinagre, o cheiro do alho incomoda e espanta os pernilongos. Por isso, vale esmagar alguns dentes e colocar nos cantos da casa;
  • hortelã: vasinhos com a planta também conseguem repelir os insetos, com a vantagem de que o aroma é agradável para as pessoas.

E você, tem mais alguma dica para afastar os mosquitos do bebê? Conte pra gente aqui nos comentários!