Como conciliar filhos pequenos com o trabalho?

5 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Você teve seu bebê, curtiu bastante, cuidou e aprendeu muito com ele. No entanto, o tempo de licença-maternidade terminou e você precisa voltar ao trabalho. Dá um certo medo, não é? Sentimentos misturam-se e muitas dúvidas vêm. Onde deixar os filhos e como eles serão tratados? Como continuar a amamentação? Como conciliar filhos pequenos com o trabalho?

Na vida de uma mulher que precisa cumprir várias tarefas, o importante é conciliar tudo com segurança e evitar o sentimento de culpa. A própria mamãe pode achar que o crescimento dos filhos ficará comprometido em razão de sua ausência temporária, para trabalhar. Mas não é bem assim!

Neste post, trouxemos 6 dicas que podem ajudar você a viver uma vida nova, conciliando filhos e trabalho. Confira agora!

O que fazer quando a licença acabar?

Antes de a licença terminar, você já deve ter pensado onde as crianças ficarão, enquanto estiver fora de casa. Procure a solução possível para suas condições, sempre pensando no bem-estar dos pequenos e também no seu.

Se há pessoas conhecidas e de confiança, ótimo. Se for necessário procurar uma creche, confie e fique atenta. Se for o caso de contratar uma babá, envolva-se com a questão e a oriente bem, para que tanto você quanto seus filhos possam passar algumas horinhas separados, sem muito sofrimento.

Busque a autonomia de todos

Tudo o que você sentir e demonstrar será percebido pelas crianças. Se sofrer e chorar, é bem provável que elas também o farão. Não é simples! Dá mesmo uma saudade grande dos pimpolhos, além de muita insegurança sobre como eles (e você) se sentirão.

Considere que a separação por algumas horas além de natural, é também necessária para a autonomia de todos. Você precisa retomar um aspecto importante da sua vida, o trabalho; e eles precisam aprender sobre si, mesmo quando a mamãe não está por perto.

Reaprenda uma rotina com boa vontade

A rotina de quem tem filhos, especialmente o primeiro, muda muito. Horários, hábitos, afazeres e até prazeres. O tempo que você levava para se arrumar será dobrado. São duas bolsas, dois banhos, muito mais o que pensar.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Quando é hora de voltar ao trabalho, a rotina precisa se ajustar de novo. O roteiro de carro ou de ônibus pode se alterar, já que será necessário dar aquela passadinha em casa, para amamentar, uma outra para levar e buscar o bebê em algum lugar etc. Isso vai ser a vida da família, daí em diante, e não fará mal a ninguém!

Não saia de casa sem se despedir dos pequenos

Os pequenos podem sentir e compreender o que você demonstra na hora de sair de casa para trabalhar. Fale com elas sobre ir e voltar, vá carinhosamente, fale do retorno. Mas evite sair escondido!

Mostre que suas saídas são temporárias. Transmita segurança aos seus filhotes. A nova rotina será um outro aprendizado. Pode ter certeza: a chegada da mamãe em casa será comemorada com abraços e beijinhos!

Aproveite o tempo livre com qualidade

Já que é necessário trabalhar para sustentar a família, é importante ter carinho durante os momentos juntos. A rotina de cada profissão permite algo diferente. Há mães que trabalham de dia, outras, à noite. Há profissionais que dão plantão e outros que precisam levar tarefas para casa. É necessário ter isso claro e explicado.

E, sempre que for possível, planeje momentos de diversão e alegria para o tempo de folga. Independentemente da escolha de um passeio fora ou de ficar em casa fazendo um bolo, o fundamental é dar atenção verdadeira aos filhos, ficar juntos, incluí-los nas tarefas.

Mude a sua rotina aos poucos

Procure não fazer uma mudança brusca em sua rotina. Pode ser que a dificuldade, inclusive,  seja mais sua do que das crianças. Vá ampliando as horas fora com o passar dos dias e volte para amamentar, se for o caso. Também é interessante falar com eles, usando alguma tecnologia, ou mesmo pedir a ajuda de pessoas próximas, se for possível.

Pode ser muito importante para os pequenos dar aquela ligadinha, só para perguntar se está tudo bem. Principalmente quando eles estão um pouco maiores, é importante manter o canal de comunicação aberto.

Muitas dúvidas ocorrem nesse período de volta ao trabalho. E, mesmo não sendo simples, tudo pode correr bem!

E você, como faz para conciliar a criação de seus filhos pequenos com o trabalho? Conte para a gente! E para ler outros artigos como este, assine nossa newsletter!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário