Coisas simples de que o seu bebê precisa no primeiro aninho

4 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Toda mãe acredita que o bem-estar do seu pequeno deve estar acima de tudo, mas, apesar de todo o esforço para alcançá-lo, nem sempre o que se faz é o suficiente. Até porque, assim como nós, adultos, os bebês também sempre estão experimentando os mais variados sentimentos e sensações, que fazem parte da vida de qualquer pessoa! Essas experiências podem vir em forma de acontecimentos bons ou ruins, e é importante que as duas formas estejam presentes, pois são essenciais no desenvolvimento do aprendizado.

Como o primeiro ano de vida é ainda um contato recente entre mãe e filho, é de se esperar algumas dúvidas sobre o que fazer para garantir o melhor para o baby. Para tornar os diferentes momentos iniciais da vida em experiências mais agradáveis, listamos aqui coisas simples que podem ajudar o seu bebê, desde produtos que auxiliem no desenvolvimento até formas de comportamento! Confira todas elas em quatro etapas do primeiro aninho.

Até 3 meses de idade

No primeiro mês, o pequenino começa a descobrir o mundo, então é importante gerar estímulos aos poucos. Experimente cantar para ele ou tocar músicas, já que ele estará atento a diferentes ruídos.

No segundo mês, ele já quer tocar objetos, por isso é válido mostrar diferentes texturas e formas por meio de brinquedos ou até mesmo algum utensílio de plástico da casa.

No terceiro mês os bebês começam a ter um horário mais definido para dormir, o que é um pequeno alívio para as mamães que não dormiam direito! Nesse momento, você também pode começar a atividade da leitura com diferentes entonações, pois mesmo que o pimpolho não entenda, isso servirá para auxiliar no desenvolvimento da linguagem.

De 4 a 6 meses de idade

Com quatro meses, o guri começa a pegar coisas para levar até a boca — é a tal “fase oral”. Certos brinquedos, como o chocalho, são ideias, pois estimulam o tato e a audição ao mesmo tempo. Dê preferência a modelos coloridos, seu bebê vai adorar!

No quinto mês o pequeno começará a se expressar melhor, podendo até mostrar quando está ou não interessado em fazer algo. É bom deixar que ele também tenha seu tempo para não fazer nada, pois o excesso de estímulos pode deixá-lo irritado!

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Aos seis meses, geralmente, começam a aparecer os primeiros dentinhos, e o bebê começa a emitir pequenos sons e gargalhadas. É uma boa idade para incluir outra pessoa na vida da criança, pode ser uma babá ou até mesmo um amigo de confiança.

De 7 a 9 meses de idade

Aos sete meses, o bebê já tem muita facilidade para segurar objetos. Tente dar água no copo para ele, será uma nova experiência! Brincar de esconder e achar também é bastante divertido nessa idade.

Com oito meses ele pode se agarrar em lugares para tentar se levantar, e também terá mais vontade de lançar objetos para a mamãe pegar.

Aos nove meses, invista em brinquedos com partes montáveis e bolas.

De 10 a 12 meses de idade

Com dez meses de idade, a personalidade do baixinho está mais forte, e é uma boa oportunidade para ensiná-lo alguns gestos, como dar “tchau” ou mandar beijos — imagine que fofura!

Aos onze meses, é interessante socializar com outros bebês, sempre com brinquedos por perto. Também é hora de começar a impor alguns limites, mostrando, por exemplo, que não é legal puxar o rabo do cachorro (sim, eles adoram fazer isso!).

Aos doze meses é muito importante estimular o vocabulário, apontando objetos e repetindo o nome. Mesmo que o bebê ainda não fale, ele vai começar a entender muito mais rápido e, quando você menos esperar, o tempo terá passado tão rápido que seu filhote já estará conversando!

Vale lembrar que cada bebê tem suas características próprias e ritmos diferentes de aprendizado, portanto, não deixe de aproveitar cada momento como único! Conte para a gente suas experiências e dúvidas no primeiro ano de vida do seu pequerrucho!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário