Pular para o conteúdo

Como usar a bombinha de tirar leite

O armazenamento do leite materno é um recurso muito importante, especialmente para aquelas mães que precisam retornar logo ao trabalho. Desse modo, os bebês conseguem ter acesso a todos nutrientes sem que a rotina comprometa esse momento.

Para que isso seja feito da melhor maneira possível, é necessário todo um cuidado para que o leite seja retirado e armazenado da maneira correta. Isso garante que ele se mantenha em boas condições de consumo, com a preservação dos seus componentes, tão importantes para as crianças.

Este post trará tudo o que você precisa saber sobre o armazenamento do leite materno. Continue a leitura e confira!

Quando usar o extrator de leite materno

Há algumas mães que têm maior produção de leite e, nesses casos, o mais recomendável a se fazer é aproveitar o máximo possível para estocá-lo. Para aquelas que voltarão ao trabalho, cerca de 15 dias antes é o tempo ideal para iniciar a extração e a estocagem.

É importante atentar-se também aos cuidados em relação a esse leite! Ele se mantém em condições passíveis de consumo por 15 dias apenas, se estiver congelado. Fora dessas condições, ele se mantém próprio para alimentação por 12 horas, se estiver na geladeira. Fora de refrigeração, apenas por duas horas.

[rock-convert-cta id=”2360″]

Como usar a bombinha de leite

A mãe pode optar por dois métodos para tirar leite: manual ou com a ajuda das bombas, seja a elétrica ou a tradicional. Em qualquer uma das duas, o leite será retirado da maneira adequada, sem nenhum tipo de interferência quanto à sua composição.

Para que a extração seja feita de forma cômoda e higiênica, é importante que a mãe siga alguns passos simples, mas que tornarão o procedimento bem mais prático, sem dificuldade ou dor:

  • primeiramente, a mãe deve buscar um local confortável e privado;
  • se necessário, deve ser solicitada ajuda de outra pessoa;
  • é importante que a mãe esteja em local adequado, onde ela fique bem posicionada;
  • lavar bem as mãos é fundamental para o manuseio da mama;
  • a mama precisa ser massageada antes, para estimular o fluxo do leite;
  • por fim, a mãe deve retirar o leite por meio da bombinha ou manualmente, como se sentir melhor.

Como congelar o leite materno

É importante preparar os recipientes previamente antes de começar a fazer a extração do leite. Em farmácias, é possível encontrar itens voltados para essa finalidade, mas, caso não seja possível, o recomendado é que o leite esteja em um pote de vidro, com tampa de plástico.

Precisa haver o cuidado com a higiene desses recipientes para que o leite não seja contaminado. A melhor maneira de fazer isso é por meio da esterilização. Os potes precisam ser lavados com água e sabão e, em seguida, fervidos em água quente.

Como dar o leite ao bebê?

Antes de tudo, é necessário descongelar o leite algumas horas antes do consumo e esquentá-lo em banho-maria. Lembre-se que, após esse processo, o leite deve ser consumido em até 24 horas. Se ultrapassar esse tempo, deve ser descartado.

Ele pode ser dado ao bebê utilizando basicamente dois métodos: por meio de um conta gotas para bebês de até quatro meses de idade e, após isso, o melhor método é usando um copo de treinamento. A mamadeira é um modo tradicional, mas pode oferecer doses maiores do que o bebê realmente precisa na hora da mamada.

Seguindo cada uma dessas recomendações, é possível que o bebê siga se alimentando bem, com todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe como funciona o armazenamento do leite materno, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que outras mamães possam conhecer melhor o assunto!