Pular para o conteúdo

Importância do banho de sol para bebês

Depois de termos um bebê, a tendência é que passemos a ver o mundo com outros olhos. Por exemplo, quem mora em cidade grande e tem uma rotina puxada, pode acabar se esquecendo de apreciar os pequenos momentos da vida, apenas voltando a dar atenção a eles quando o bebê chega.

A relação que as pessoas têm com o sol costuma ser bastante diversificada: enquanto algumas adoram o sol e são capazes de passar horas se bronzeando, outras aproveitam qualquer sombra para se verem livre dele.

Mas enquanto seu filho vai crescendo e formando sua própria relação com o sol, é de extrema importância que você crie o hábito de tomar o famoso “banho de sol” com ele. Mas por que esse passeio é importante? Continue lendo este post para saber tudo sobre o banho de sol para bebês!

A importância do banho de sol para bebês

A maioria das pessoas sabe que o sol é importante por causa da vitamina D, que afeta os ossos e os dentes. Para os bebês, essa vitamina é transferida através do leite materno, mas só é “ativada”, ou seja, passa a cumprir sua função no organismo, quando a criança é exposta ao sol.

Além de atuar nos ossos e nos dentes, a vitamina D auxilia na formação da pele dos bebês, que, assim como a nossa, está continuamente em formação.

Os horários ideais para o banho de sol

Criar o hábito de dar banho de sol no seu bebê é muito importante. Porém, mais importante que isso é dar o banho nos horários adequados. Do contrário, o que era para ser benéfico para a saúde do seu filho pode se tornar prejudicial.

Os banhos de sol devem ser tomados pela manhã, antes das dez horas, ou à tarde, depois das quatro horas. Lembre-se de que os banhos devem durar de cinco a dez minutos apenas.

Dicas para o banho de sol do seu bebê

Se estiver fazendo muito calor ou a temperatura estiver agradável, você pode deixar o bebê só de fralda. Dessa forma, ele absorverá ainda mais os raios solares.

Mas se estiver frio, você pode vestir o bebê com roupas claras e que não sejam grossas. Quando optar por deixar o bebê coberto, escolha roupas com tecido de algodão.

Também é importante lembrar que não adianta você dar o banho de sol deixando a criança atrás de uma janela, já que o vidro impedirá que os raios solares cheguem até ela. E não se esqueça de sempre proteger os olhos do bebê.

A última dica é quase uma advertência: você não deve usar nenhum tipo de filtro solar em crianças com menos de seis meses, porque elas podem ser alérgicas. Mas se o bebê já passou dessa idade, o uso de filtro solar ― com FPS de no mínimo 30 ― é obrigatório.

Agora que você já sabe qual é a importância do banho de sol para bebês e como fazê-lo da maneira correta, compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar outros papais também!

Marcações: