/ Maternidade

Como prevenir e tratar assaduras em bebês

Mesmo que os pais sejam bem cuidados, as assaduras em bebês costumam aparecer. São vários os motivos que levam os bebês ficarem com assaduras. Porém, a boa notícia é que tem como prevenir e tratar esse problema.

Normalmente, as assaduras causam vermelhidão na pele, por causa do contato da fralda com a pele do bebê. Esse problema é causado por deixar o bebê com a mesma fralda por muito tempo, reação alérgica, infecção por fungos e bactérias do ambiente e muito mais.

Nesse artigo você vai conferir os principais cuidados, como aplicar a pomada e quais são as melhores pomadas para assaduras em bebês. Não deixe de acompanhar e boa leitura!

Principais cuidados para evitar assaduras em bebês

Normalmente, as assaduras em bebês aparecem nas coxas, no abdômen ou no bumbum. Essas regiões passam mais tempo em contato com as fraldas. Fora a vermelhidão na pele, a assadura também causa desconforto e mal-estar. Veja dicas de como evitar o problema.

Deixe o bebê sem fralda

Obviamente, não é necessário que o bebê fique sem fralda o dia inteiro. Basta alguns minutos. Dessa forma, é possível que a pele do bebê respire.

Não deixe a pele do bebê úmida

A umidade oportuniza a proliferação de micro-organismos que causam irritação na pele do bebê. Por conta disso, depois que o bebê for para a piscina ou para a praia, o recomendado é que coloque nele roupas secas.

Evite alimentos ácidos

Há alguns alimentos ácidos que facilitam o aparecimento de assaduras em bebês. Preste atenção e veja se não é o caso do seu bebê. Se for, evite esses alimentos, como por exemplo: aveia, milho, leite, ovos e algumas frutas, como groselhas e amoras.

Troque a fralda sempre que for necessário

Não é recomendado que o bebê fique sujo por muito tempo. Por isso, sempre que for necessário, troque a fralda do bebê. Limpe a região com água morna, sabonete e algodão.

Cuide bem das dobrinhas do seu filho S2.

Outros cuidados para evitar assaduras

Limpe a área genital da criança com cuidado. Sempre que o bebê fizer suas necessidades, deixe a região bem seca antes de colocar a fralda novamente.

Evite utilizar amaciantes nas roupas do seu filho.

Não deixe a fralda apertada demais. É importante deixar o ar circular para a pele do bebê respirar.

Como aplicar pomada para assaduras em bebês

Aplicar as pomadas para assaduras em bebês não é muito difícil. Você deve aplicar colocando o equivalente a um grão de feijão no dedo. Depois disso, você deve passar a pomada na região que está avermelhada para que forme uma branca camada.

Enquanto o bebê ainda estiver assado, a pomada deve ser sempre trocada e reaplicada. O ideal é que isso seja feito sempre que a fralda do seu filho for trocada.

Melhores pomadas para assaduras em bebês

Se o seu bebê já está com assaduras, você deve passar uma pomada para que a assadura seja eliminada. Abaixo você confere algumas das melhores pomadas para tratar esse problema:

  • Hipogloss
  • Dermodex
  • Bepantol (sendo bastante recomendada para fortes assaduras)
  • Hipoderme
  • Nistatina + óxido de zinco da Medley
  • Desitin, uma pomada importada dos Estados Unidos
  • A+D Zinc Oxide Cream, uma pomada americana para assaduras
  • Balmex (outra pomada importada dos EUA)

Pomadas para prevenir assaduras em bebês

Pomadas para assaduras são diferentes das pomadas para prevenir assaduras. Abaixo você confere algumas para prevenir que as assaduras apareçam no seu bebê.

  • Creme Preventivo de Assaduras da Turma da Xuxinha
  • Creme para Assadura Vitaminada da Mustela
  • Creme Preventivo para Assadura da Turma da Mônica

Essas pomadas devem ser aplicadas diariamente, sempre que a fralda do bebê for trocada.


Agora você já sabe como prevenir e como tratar as assaduras em bebês. Siga nossas dicas para que o seu bebê não sofra com o problema. Até mais!

Como prevenir e tratar assaduras em bebês
Compartilhar isto

Seja um assinante do Meu Fraldário