Mães de primeira viagem: 4 cuidados especiais durante a amamentação

3 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Desde o início da gestação, as mamães de primeira viagem descobrem um mundo completamente novo. Uma das etapas mais delicadas desse processo é a amamentação. Surgem muitas perguntas sobre os cuidados, o que é permitido ou não fazer e quais problemas podem ocorrer.

Para te ajudar, separamos 4 dicas que te farão passar por essa fase de uma maneira bem tranquila. Acompanhe!

1. Cuide da sua alimentação

Assim como na gravidez, adotar uma dieta rica e variada durante o aleitamento é ideal. Lembre-se também que durante a amamentação o corpo perde muito líquido. Por isso, cuidado redobrado com a hidratação!

Aposte em alimentos ricos em vitaminas, proteínas, sais minerais e cálcio, como carnes magras, frutas, legumes e verduras. Alimentos que produzem gás como feijão, brócolis, couve-flor e chocolate devem ser evitados caso seu bebê sofra com cólicas. Além disso, fumo, bebidas alcoólicas e alguns tipos de remédios são proibidos durante a amamentação.

2. Observe as necessidades do seu filho

Observar o comportamento do seu filho para programar horários é essencial. Procure não fazer intervalos muito grandes entre uma mamada e outra. Esperar o bebê sentir muita fome pode deixá-lo estressado, prejudicando a alimentação.

Mas cuidado! Isso não quer dizer que você deve alimentá-lo a todo o momento. Não existe uma regra fixa para o intervalo entre cada mamada: a melhor maneira de decidir isso é por meio da observação. Em pouco tempo, vocês terão um laço forte o bastante para entender um ao outro!

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

3. Cuide dos seus seios

De todos os cuidados na amamentação, talvez esse seja o que as mulheres mais se preocupam. Veja nossas dicas:

  • procure higienizar seus seios com água morna e evite sabonetes que ressecam a pele;
  • use sutiãs próprios para a fase de amamentação. Eles darão suporte e permitirão que a pele respire;
  • utilize absorventes para os seios caso vaze leite, mas lembre-se de trocá-los com frequência;
  • procure esvaziar o seu peito sempre que senti-lo cheio, evitando congestão mamária.

No começo é normal sentir dor ou desconforto ao amamentar. As primeiras semanas com certeza serão as mais difíceis, mas tudo vai melhorar com o tempo! Se a dor persistir, converse com seu médico.

4. Utilize os acessórios certos

Recomenda-se o uso de sutiãs específicos para amamentação, feitos de algodão, sem costura e com fecho na frente. Além disso, absorventes e conchas podem ser usados a fim de evitar o vazamento do leite que, estando muito tempo em contato da pele, pode causar feridas.

Aposte também em cremes hidratantes e calmantes para seios sensíveis. Só não se esqueça de limpá-los com algodão úmido antes de dar de mamar ao seu bebê.

Atenção! A Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria não indicam o uso de bicos artificiais. Segundo eles, usar o bico de silicone faz com que a pegada do bebê não seja adequada, esticando ainda mais os mamilos. Isso pode gerar dor, machucados e até prejudicar a produção de leite.

Não existe um manual de instruções para essa fase, mas é possível se preparar conhecendo os principais cuidados na amamentação!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário