10 ideias para fazer seu bebê dormir e sonhar com os anjos

5 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Mães de bebês vivem desejando ter uma noite inteira de sono, não é mesmo? Mas para isso é preciso que seu pequeno possa dormir tranquilamente, sem interrupções.

Como conseguir essa verdadeira mágica? No post de hoje trouxemos 10 ideias que vão te ajudar a fazer o seu bebê dormir e sonhar com os anjos. Continue conosco e confira!

1- Brinque com o bebê durante o dia

Durante o dia, enquanto o bebê estiver acordado, você pode e deve estimulá-lo com brincadeiras, passeios e o que mais gostarem de fazer juntos. Quanto mais ativo for o dia, mais seu filhote precisará de descanso. Dessa forma, ele terá uma excelente noite de sono!

2- Crie uma rotina

Essa é uma boa dica para as mamães que querem acostumar o bebê a dormir tranquilamente. Crie um ritual diário, para que seu pequeno entenda que está chegando a hora de dormir.

Você pode começar com um banho morno, fazer uma pequena massagem logo depois e finalizar com uma história para dormir — ou niná-lo um pouco no colo. Veja o que deixa seu bebê mais relaxado e repita diariamente o ritual, seguindo uma mesma ordem. Nesses momentos, procure manter-se tranquila e relaxada!

3- Cuidado com a alimentação

O ideal é que os bebês evitem o açúcar ao máximo. Se não for possível, suspenda pelo menos no período noturno! Esse tipo de alimento tende a elevar a energia das crianças, justamente o oposto do que você quer na hora de dormir.

Nesse período, dê preferência para alimentos não adoçados ou naturalmente doces, como as frutas, por exemplo.

4- Evite atividades agitadas antes da hora de dormir

Assim como os adultos, bebês também ficam agitados após alguma atividade física ou quando são muito estimulados. Por isso, evite que isso aconteça no período noturno! Deixe as brincadeiras e risadas para o dia e, conforme for escurecendo, vá diminuindo o ritmo até que a criança consiga relaxar.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

5- Dê um banho morno antes do sono

Um banho morno, além de ser muito relaxante, ajuda a acalmar até mesmo o mais agitado dos bebês. Durante o banho, você pode cantar uma música ou manter uma conversa, com um tom de voz calmo e suave. Por fim, faça movimentos suaves e, se possível, massageie o pequeno por alguns minutos.

6- Não elimine a soneca da tarde

Você pode imaginar que deixar a criança sem dormir, à tarde, fará ela dormir mais cedo, à noite. Mas isso é um engano! Se seu bebê não tirar nem um cochilinho, pode ficar muito irritado e, em vez de dormir logo, lutará com o sono. O cochilo da tarde, contudo, não deve substituir o sono noturno. Por isso, acostume-o a dormir em um ambiente mais claro nesse período — e não evite os barulhos rotineiros da casa, pois é importante que ele saiba diferenciar o dia da noite.

7- Dê um acessório para ajudá-lo a dormir

Crianças podem se sentir mais seguras ao dormirem ao lado de um objeto que seja familiar a elas, como um brinquedo de pelúcia, cobertor ou uma fraldinha, que possam acompanhá-lo no berço ou na cama. Portanto, permita que seu baby leve esse objeto para sua caminha, para que ele fique mais tranquilo e relaxado.

8- Mantenha o ambiente tranquilo

De nada adianta tentar relaxar o bebê se o ambiente em volta dele permanece agitado. É importante organizar a casa e a família, para que todos possam colaborar com o silêncio e a organização.

9- Deixe-o confortável

Cuide para que seu bebê esteja com roupas adequadas ao clima e para que os lençóis estejam bem limpos e secos. Outra medida importante é colocar fraldas noturnas, que mantêm as crianças mais sequinhas por mais tempo.

10- Evite mudanças de horário

Bebês e crianças se sentem mais seguros tendo uma rotina fixa. Por isso, procure estabelecer um horário para o sono e evite, ao máximo, qualquer alteração. O sono também é uma questão de hábito e se você conseguir manter uma rotina, rápido seu bebê irá se acostumar a ela.

A hora do sono precisa ser um momento de calma e relaxamento, por isso é importante que esse seja seu espírito. Se estiver nervosa ou estressada, peça ajuda ao seu companheiro ou companheira, pois os bebês conseguem sentir quando a mãe não está tranquila. Além disso, os outros membros da família podem e devem participar de todos os cuidados com o bebê, não é verdade?

E você, tem algum ritual para colocar seu bebê na cama? Compartilhe com outras mamães as suas experiências!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário